O tema de trabalho:Posso referir-me a este tema como o melhor tema/projecto que já trabalhei.Foi completamente fascinante e gratificante desenvolver este projecto. Foi como mudar de uma realidade para uma totalmente oposta e hoje posso dizer que devo bastante a este trabalho e que aquilo que aprendi e a experiência que tive estará presente comigo para sempre.
Viagens: No 2º Período o nosso trabalho baseou-se em visitas, entrevistas, filmagens, enfim, o chamado trabalho de campo. Para isso visitámos vários locais onde se encontram autistas, nomeadamente na escola de Vila Boim, na escola da Malagueira, no Centro Cadin e no Centro de Azaruja. Nesses lugares podemos desenvolver atividades com os mesmos, assistindo a aulas e aprendendo em cada sítio coisas diferentes e outras iguais, o que nos permitiu tirar várias ilações.
Conhecimentos: Nada como ver com os nossos próprios olhos...Assim as visitas deram-nos a conhecer o autismo de vários pontos de vista e como não podia deixar de ser conhecemos o Filipe e isso foi bastante promissor. Nas visitas aprendemos bastante, conhecemos também muitos outros meninos.
Na nossa escola: É na nossa escola que o Filipe tem aulas todos os dias e por vezes sou incapaz de não sentir um sentimento de felicidade extrema por o ter conhecido, principalmente quando o vejo na Biblioteca ou nos corredores. Quando ele diz o meu nome só me apetece dar-lhe um abraço enorme!!! No 2º período fomos assistir a uma aula de apoio do Filipe e fizemos-lhe uma pequena entrevista na qual ele colaborou sem qualquer problema. Aos olhos de muitas pessoas ele é diferente de todos, aos meus olhos ele é igual a mim: com dois olhos, uma boca, duas mãos e acima de tudo um grande e enorme coração. E talvez seja aí que possa estar a grande diferença para com mutas pessoas: ele ter um grande coração. O Filipe adora ajudar os outros e não gosta de brigas, é muito simpático , brincalhão e adora futebol.
Produtos finais:Acerca dos produtos finais posso dizer que a conferência não correu como o previsto, devido a problemas técnicos e também ao facto de não termos exposto a nossa opinião pessoal e de todo o nosso trabalho ao longo do ano lectivo na concretização do projecto. De qualquer forma tentámos resolver os problemas técnicos, e teremos ainda a apresentação à turma no dia 1 de Junho, e no dia 4 de Junho a "mini-conferência" à turma do Filipe. Houveram ainda outros produtos finais , não menos importantes, como os folhetos, cartazes, convites, entre outros.
Por fim, posso dizer que tudo tem sido espectacular e tivemos pontos negativos e pontos positivos, mas os positivos compensaram de todo os negativos. Foi um óptimo trabalho e aprendi bastante com ele, aprendi coisas que nunca imaginei e que nunca esquecerei.Aprendi coisas que me marcarão para o resto da vida. Aprendi ainda que neste Mundo que se considera tão avançado, ainda existe o preconceito. Assim, será "ele" tão avançado como dizem ser?
Há ainda uma coisa a reter: a vida é cheia de conhecimentos, de erros, de vitórias, de problemas e tudo o resto, mas acerca de todo este ano lectivo aprendi que há sempre uma luz no fundo do túnel...Quero com isto dizer que os autistas podem vir a fazer coisas tal como nós fazemos!
Em relação a tudo posso dizer que aquilo que tentei ensinar não posso comparar com o que aprendi pois aprendi imenso... ADOREI mesmo.. Porque nós só somos verdadeiramente felizes quando fazemos os outros sorrir:
Porque todos somos como o Filipe, O Peter Pan da nossa escola.
Um comentário:
Adorei Rute. Continua a ser assim e a acreditar. Excelente.
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